O primeiro Chaparral, um veículo convencional com motor dianteiro, foi construído por Dick Troutman e Tom Barnes em 1961.
Em 1962 Jim Hall e Hap Sharp formaram a Chaparral Inc. e imediatamente começaram o desenho e construção do Chaparral 2, um carro de motor central com um chassis semi-monocoque em fibra de vidro de inspiração aeroespacial. Na sua primeira corrida em Riverside corria os finais da época de 1963, Hall qualificou o Chaparral 2 na pole position com volta mais rápida do circuito e antes de desistir devido a problemas eléctricos já levava cerca demeia milha de avanço para os restantes competidores. No seu Chaparral 2, Jim Hall ganhou o “USRRC - United States Road Racing Championship” em 1964. Em 15 eventos o Chaparral 2 obteve sete vitórias à geral, seis segundos lugares e dois terceiros. Em 1965 o Chaparral 2 domina de novo o campeonato USRRC com 16 vitórias em 21 eventos, incluindo a sua vitória mais prestigiada, nas 12 horas de Sebring contra competidores “top” internacionais.
Em 1966 a Chaparral lança o modelo 2E para as séries Can-Am. Com a sua “asa” mudou para sempre as corridas automóveis. Conseguiu um primeiro e segundo lugar em Laguna Seca com Phill Hill e Jim Hall. 1966 também viu o chaparral 2D no Campeonato do Mundo de Endurance, ganhando os 1.000 kms de Nurburgring, conduzido por Phill Hill e Jo Bonnier.
Em 1967 a Chaparral lançou o 2F, um coupé com uma “grande asa” para o Campeonato do Mundo de Endurance. Obteve a volta mais rápida em cinco das oito corridas que participou e venceu a corrida final em Brands Hatch.
Em 1970 a Chaparral lançou o seu carro mais controverso, o 2J. Este carro tinha um motor separado para movimentação de ar, criando uma sucção que o colava à pista. O carro foi rapidamente banido das pistas depois de se conseguir pole-position em três das suas quatro participações.
Em 1978 a Chaparral ganhou em Indianápolis com um Chaparral preparado pela Lola e conduzido por Al Unser. Para 1979 a Chaparral decidiu construir o seu próprio carro para a “Indy”, o Chaparral 2K. Al Unser liderou a corrida até à transmissão falhar e tê-lo obrigado a desistir. Em 1980 Johnny Ruthford ganhou Indianápolis 500 e o Campeonato USAC e CNC com o 2K.
Os Chaparral 2, 2D, 2E, 2F 2H, 2J, e 2K, estão agora em permanente exibição na Galeria Chaparral do “Permian Basin Peroleum Museum” em Midland, Texas.
Fonte: http://www.chaparralcars.com/
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