quinta-feira, 5 de abril de 2012

O que é o slot?


A Pista 

 
Construída em plástico ou madeira, para carros nas escala HO, 1:32 ou 1:24. O que caracteriza uma pista de slot é a existência de uma calha no centro da pista, onde colocamos o guia do carro. Nas bordas externas desta calha, há um trilho ou malha de metal, onde a corrente eléctrica é transportada por todo o traçado.

Normalmente as pistas possuem uma tensão baixa, entre 12 e 18 volts. São ligadas na electricidade através de transformadores e ligadas á pista através das caixas de conexão. Cada fabricante tem o seu tipo específico de caixa de conexão, a qual você pode alterar ou construir o seu próprio método de alimentação da pista. O importante é fornecer energia constante em todo o traçado.


O Punho

Componente responsável por permitir a passagem de corrente para a pista através de  uma resistência eléctrica, que determina a quantidade de energia que será transmitida ao motor, podendo ser comparada ao acelerador de uma carro convencional. A passagem de corrente para a pista, determina a velocidade do carro, a qual é controlado pelo piloto através do punho. O punho é ligado na caixa de conexão da pista.

Existem vários tipos de punhos, pois cada fabricante tem suas características, mas todos trabalham da mesma forma. Um dos grandes problemas deste componente, é a incompatibilidade na ligação a caixa de conexão entre os fabricantes, o que impede a ligação simples do punho de um fabricante na pista de outro, mas não é impossível, basta procurar alguns conversores no mercado.

Para as pistas comerciais ou pistas de clubes, as caixas de conexão são padrão DS (fabricante de acessórios para Slot) o que permite que com o mesmo punho, com 3 conectores do tipo banana, possa andar em qualquer uma das pistas comerciais. Já existem conversores de conectores banana para a maioria das caixas de conexão dos principais fabricantes, permitindo utilizar o mesmo punho em casa e no clube.


O Carro 
Para explicar cada componente de um carro, iremos dividi-lo em cinco grandes partes : Carroçaria, Chassi, Motor, Transmissão e Eixos e depois explicamos as partes menores.





A Carroçaria 
Normalmente construída em plástico, é a parte que caracteriza o tipo do carro (GT1, LMP, DTM, Nascar, etc). As carroçarias não são compatíveis entre os carros, isto se dá pela característica de reprodução de cada modelo, pois os fabricantes respeitam, na medida do possível, a escala HO, 1:43, 1:32 ou 1:24, o que impossibilita, na maioria das vezes, esta compatibilidade. As escalas mais comuns são 1:32 e 1:24.

O máximo que consegues, é trocar a carroçaria mediante a decoração, pois os fabricantes colocam a disposição várias versões do mesmo tipo de carro com decorações diferentes. Em alguns raros casos, pode-se trocar a carroçaria de um tipo para outro, mantendo o mesmo chassi, mas isso não é o muito comum.



O Chassi 
 
Também construído em plástico, em uma, duas ou até três partes, rígidos ou flexíveis. Tem o molde exacto para o encaixe do patilhão, motor, transmissão, eixos e carroçaria. Alguns carros possuem o chassi em uma única peça, é o caso da maioria dos carros da Ninco e SCX. Outros em duas partes, o corpo do chassi e o berço do motor, como a Scalextric, Slot.it, Spirit, etc. Não é regra do fabricante, pois existem fabricantes que fabricam carros com os dois tipo de chassi, por exemplo a Fly.

Os chassis com o berço do motor em separado, em alguns casos, nos permite montar duas configurações diferentes, de motor (caixa curta/longa) e transmissão (In-line e Sidewinder), no mesmo chassi.


O Motor
É um típico motor eléctrico, tal como o motor de ventoinha por exemplo. Actualmente podemos encontrar motores de caixa curta e caixa larga, com diferentes variações de RPM (rotações por minuto), além do torque e atracção magnética. Este último factor tem uma elevada consideração nas competições, pois não é permitido o uso de imans.

O motor, recebe a energia da pista através de dois fios ligados as escovas/patilhas (malha de metal) fixadas ao patilhão ( guia ). O patilhão, uma vez encaixado na calha, faz com que as escovas tenham contacto com os trilhos de metal da pista, os quais possuem a corrente eléctrica e faz o motor girar e através da transmissão, faz o carro mover-se.



A Transmissão 
A transmissão no slot, caracteriza-se pelo exitência do pinhão e cremalheira. O pinhão, fixado no eixo do motor, possui uma quantidade variável de dentes, os quais, em contacto com os dentes da cremalheira, a qual é fixada ao eixo, faz com que o eixo gire, fazendo o carro mover-se. Podemos encontrar três configurações diferentes, In-line (mais comum), Sidewinder e Anglewinder.

In-Line

 
Sidewinder

Anglewinder

As características de cada motor, mais o número de dentes de um pinhão, associados ao número de dentes da cremalheira em uma determinada configuração, determinará o andamento do carro. Para já, não perca tempo em entender as formulas e conceitos, deixe isso para mais tarde, quando já tiver mais habituado com o slot e pronto para esta evolução. 

O Pinhão
Cremalheira In-line

Cremalheira Sidewinder

Cremalheira Anglewinder


Eixos 
Penso que seja a parte mais simples de explicar. O eixo dianteiro é livre de tracção e normalmente utilizamos jantes finas com pneus de aderência zero. O eixo traseiro suporta toda a tracção do carro e devemos ter este componente bem fixado ao chassi. Neste eixo, utilizamos jantes mais largas e pneus com boa aderência.


No caso dos carros de Rally e Raid com tracção total, além da suspensão independente em cada roda, os eixos, dianteiro e traseiros, estão ligados através do sistema de polias, fazendo com que o eixo dianteiro, também tenha alguma tracção.


Outras partes do carro: 

Chumaceira 
Normalmente em metal, mas podem ser de plástico ou de rolamento. A chumaceira deve ser fixada ao chassi, por onde passará, em seu interior, o eixo traseiro. O diâmetro do orificio da chumaceira, dependerá da espessura do eixo. Normalmente o eixo dianteiro não possui chumaceira.

Espaçadores 
Utilizados para aumentar a distância entre as rodas e fazer ajuste fino na cremalheira, os espaçadores são peças fundamentais na afinação dos carros de competição. Normalmente são colocadas entre as rodas e a chumaceira, ou entre a cremalheira e a chumaceira. Aumentar a largura total do carro, significa aumentar sua estabilidade. Atenção que existem  limites para esta distância.

Patilhão/Guia 
Utilizado para guiar o carro dentro da calha, este componente é responsável pelo apoio da frente do carro a pista, mantenho as rodas dianteiras levemente encostadas e apenas utilizadas no apoio lateral nas curvas. O Patilhão deve estar o mais baixo possível e bem dentro da calha.



Escovas/Patilhas 
Responsável pelo transporte da corrente entre a pista e o motor. As patilhas/escovas devem ser iguais em tamanho e forma e devem ser substituídas quando piloto perceber falhas de energia durante a condução.


Algumas dicas básicas para melhorar a performance do seu carro: 
A) Tenha em mente que o motor, ao receber a corrente eléctrica, gira em grande rotação e pode vibrar, e com ele, vibra todo o carro. Pense em ter o motor muito bem fixado ao chassi, com parafuso ou fita cola especial.

B) As chumaceiras devem ser fixadas ao chassi, pois as mesmas vibram com a rotação do eixo. Fixe a chumaceira com cola rápida.

C) Reduza o máximo possível o movimento vertical e horizontal do eixo dianteiro, mais deixe uma folga suficiente para o eixo girar livremente, pois apesar de não ter tracção, este eixo é fundamental para o apoio dianteiro na pista. Deixe que o patilhão encarregue-se do apoio do carro na pista, nunca deixe as rodas fazerem este papel. Mas lembre-se, de que as rodas devem sempre tocar na pista, mesmo que seja o mínimo necessário, pois nas curvas, o apoio dianteiro é fundamental. Aqui vale a criatividade.

D) Nunca deixe o pinhão atacar demais a cremalheira, deixe sempre uma pequena folga. Para encontrar a folga ideal, deve aos poucos testar este efeito, girando a roda traseira e observando a liberdade da transmissão. Quando mais livre girar melhor será o seu desempenho. Mas atenção, a folga é mesmo mínima. Muita folga, significa desgaste rápido da cremalheira e pinhão, além de uma má pretação na pista.

E) Mantenha as escovas/patilhas, sempre bem alinhadas e o mais limpa possível. Sempre que estiver muito danificada, troque de imediato, pois não vale a pena economizar neste componente, pois além de barato é fundamental para a entrega de energia ao motor. Além disso, uma escova mal colocada, faz com que o carro saia muito de frente e perca energia em alguns pontos da pista.

1 comentário: