Bruno Senna
Lalli (São
Paulo, 15 de Outubro de 1983) é um automobilista brasileiro, piloto de Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial. Bruno é
sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. O piloto disputou em 2009 a Le
Mans Series, categoria em que são disputadas provas de longa
duração em carros super-desportivos.
Carreira
F-3
Bruno iniciou no automobilismo dez
anos depois da morte de seu tio, Ayrton Senna. Os
resultados, no começo, não foram bons. Bruno actuou em algumas corridas em
categorias pequenas, posteriormente no ano de 2005 actuando na F-3 em uma
equipe mediana obteve óptimos resultados, inclusive vencendo corridas. Em 2006,
Bruno teve óptimos resultados: correndo pela equipe do actual piloto de WRC Kimi Raikkonen, conseguiu três vitórias nas
três primeiras corridas da temporada, mas problemas no carro e erros do piloto
o levaram à terceira posição na classificação final do campeonato.
GP2
Bruno Senna estreou na Formula GP2
em 2007, ano em que conquistou uma vitória e três pódios em torno de dez
corridas, na equipe de ponta Arden Grand Prix. Em 2008, Bruno estreou pela
ISport International, equipe do ex-campeão de 2007, Timo Glock - a melhor da
temporada. Bruno ficou em 2º na classificação geral de pilotos na categoria,
perdendo o campeonato para Giorgio Pantano.
Le Mans Series
Em 2009, Bruno assinou com a equipe
Oreca para correr na Le Man Series. Apesar de não ter experiência anterior com os velozes
protótipos, Senna rapidamente integrou-se na equipa francesa de Hugues de
Chaunac e, juntamente com seu parceiro, o experiente piloto monegasco Stáphane
Ortelli, obteve um pódio na 3ª colocação, logo na sua corrida de estria, nos
1000 Km da Catalunha, disputados em Barcelona.
Nos dias 31 de julho a 2 de Agosto
de 2009, Bruno participou dos 1000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans
Series, pela equipe Oreca. Nesta oportunidade, Senna formou dupla com o piloto
português Tiago Monteiro, ex-Fórmula 1 e actualmente no WTCC pela Seat, no
Oreca 01 AIM nº 10. A dupla terminou em terceiro lugar.
Fórmula 1
Em Novembro de 2008, Bruno chegou a
testar o carro da Honda. No entanto, em 5 de Dezembro de 2008, a Honda anunciou
sua retirada da Fórmula 1, em busca de um possível comprador.
2010
Em 16 de Outubro de 2009, Bruno foi anunciado pelo
diário desportivo "AS" como piloto da equipe espanhola Campos Grand Prix. A equipa confirmou a informação no
dia 31 de outubro de 2009 e a apresentação oficial do piloto pela Campos se deu
em 10 de Novembro de 2009, na cidade espanhola de Murcia, durante uma colectiva
de imprensa. Em Fevereiro de 2010, devido a problemas financeiros, a equipe foi
vendida ao empresário espanhol José Ramón Carabante e rebaptizada Hispania Racing.
Após nove etapas, o piloto
brasileiro não participou do Grande Prémio da Inglaterra, dando lugar ao japonês Sakon Yamamoto. Bruno, no entanto, voltou a assumir sua posição como
piloto titular durante todas as demais etapas do campeonato. Com um carro
extremamente limitado, Bruno terminou a temporada sem marcar pontos. Seu melhor
resultado foi a décima quarta colocação no Grande Prémio da Coreia do Sul.
2011
No final de Janeiro de 2011, Bruno
foi anunciado como piloto reserva da Lotus Renault. Após o acidente do piloto titular da
equipa,Robert Kubica, em um rali
durante a pré-temporada, Bruno chegou a ser cogitado para substituí-lo, no
entanto, o alemão Nick Heidfeld acabou ficando com a vaga de
titular.
Em 24 de Agosto de 2011, foi
confirmado pela Lotus Renault como piloto titular para o Grande Prêmio
da Bélgica, substituindo Heidfeld. Na corrida, ele largou em 7º, mas colidiu com Jaime Alguersuari logo na primeira curva, sendo punido por isso no
decorrer da prova. Bruno cruzou a linha de chegada na décima terceira
colocação. No dia 2 de Setembro de 2011 após um acerto de rescisão contratual entre o piloto Nick Heidfeld e a equipe Lotus Renault, Bruno foi confirmado como
piloto titular para o restante da temporada.
Em 11 de Setembro, Bruno conquistou
os primeiros pontos na carreira ao chegar em nono lugar no Grande
Prémio da Itália.
2012
Em 17 de Janeiro de 2012, a equipe WilliamsF1 anunciou o piloto brasileiro como titular para correr
a temporada 2012 na vaga de Rubens Barrichello. No dia
25 de Março Bruno alcançou sua melhor colocação ao chegar em sexto lugar no
Grande Prémio da Malásia.
Sem comentários:
Enviar um comentário