sexta-feira, 6 de abril de 2012

Capacetes/Helmets pilotos da Formula 1: BRUNO SENNA.



Bruno Senna Lalli (São Paulo, 15 de Outubro de 1983) é um automobilista brasileiro, piloto de Fórmula 1, a principal categoria do automobilismo mundial. Bruno é sobrinho do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. O piloto disputou em 2009 a Le Mans Series, categoria em que são disputadas provas de longa duração em carros super-desportivos.

Carreira
F-3

Bruno iniciou no automobilismo dez anos depois da morte de seu tio, Ayrton Senna. Os resultados, no começo, não foram bons. Bruno actuou em algumas corridas em categorias pequenas, posteriormente no ano de 2005 actuando na F-3 em uma equipe mediana obteve óptimos resultados, inclusive vencendo corridas. Em 2006, Bruno teve óptimos resultados: correndo pela equipe do actual piloto de WRC Kimi Raikkonen, conseguiu três vitórias nas três primeiras corridas da temporada, mas problemas no carro e erros do piloto o levaram à terceira posição na classificação final do campeonato.
GP2
Bruno Senna estreou na Formula GP2 em 2007, ano em que conquistou uma vitória e três pódios em torno de dez corridas, na equipe de ponta Arden Grand Prix. Em 2008, Bruno estreou pela ISport International, equipe do ex-campeão de 2007, Timo Glock - a melhor da temporada. Bruno ficou em 2º na classificação geral de pilotos na categoria, perdendo o campeonato para Giorgio Pantano.
Le Mans Series
Em 2009, Bruno assinou com a equipe Oreca para correr na Le Man Series. Apesar de não ter experiência anterior com os velozes protótipos, Senna rapidamente integrou-se na equipa francesa de Hugues de Chaunac e, juntamente com seu parceiro, o experiente piloto monegasco Stáphane Ortelli, obteve um pódio na 3ª colocação, logo na sua corrida de estria, nos 1000 Km da Catalunha, disputados em Barcelona.
Nos dias 31 de julho a 2 de Agosto de 2009, Bruno participou dos 1000 Km do Algarve, terceira etapa da Le Mans Series, pela equipe Oreca. Nesta oportunidade, Senna formou dupla com o piloto português Tiago Monteiro, ex-Fórmula 1 e actualmente no WTCC pela Seat, no Oreca 01 AIM nº 10. A dupla terminou em terceiro lugar.
Fórmula 1

Em Novembro de 2008, Bruno chegou a testar o carro da Honda. No entanto, em 5 de Dezembro de 2008, a Honda anunciou sua retirada da Fórmula 1, em busca de um possível comprador.
2010
Em 16 de Outubro de 2009, Bruno foi anunciado pelo diário desportivo "AS" como piloto da equipe espanhola Campos Grand Prix. A equipa confirmou a informação no dia 31 de outubro de 2009 e a apresentação oficial do piloto pela Campos se deu em 10 de Novembro de 2009, na cidade espanhola de Murcia, durante uma colectiva de imprensa. Em Fevereiro de 2010, devido a problemas financeiros, a equipe foi vendida ao empresário espanhol José Ramón Carabante e rebaptizada Hispania Racing.
Após nove etapas, o piloto brasileiro não participou do Grande Prémio da Inglaterra, dando lugar ao japonês Sakon Yamamoto. Bruno, no entanto, voltou a assumir sua posição como piloto titular durante todas as demais etapas do campeonato. Com um carro extremamente limitado, Bruno terminou a temporada sem marcar pontos. Seu melhor resultado foi a décima quarta colocação no Grande Prémio da Coreia do Sul.
2011
No final de Janeiro de 2011, Bruno foi anunciado como piloto reserva da Lotus Renault. Após o acidente do piloto titular da equipa,Robert Kubica, em um rali durante a pré-temporada, Bruno chegou a ser cogitado para substituí-lo, no entanto, o alemão Nick Heidfeld acabou ficando com a vaga de titular.
Em 24 de Agosto de 2011, foi confirmado pela Lotus Renault como piloto titular para o Grande Prêmio da Bélgica, substituindo Heidfeld. Na corrida, ele largou em 7º, mas colidiu com Jaime Alguersuari logo na primeira curva, sendo punido por isso no decorrer da prova. Bruno cruzou a linha de chegada na décima terceira colocação. No dia 2 de Setembro de 2011 após um acerto de rescisão contratual entre o piloto Nick Heidfeld e a equipe Lotus Renault, Bruno foi confirmado como piloto titular para o restante da temporada.
Em 11 de Setembro, Bruno conquistou os primeiros pontos na carreira ao chegar em nono lugar no Grande Prémio da Itália.
2012
Em 17 de Janeiro de 2012, a equipe WilliamsF1 anunciou o piloto brasileiro como titular para correr a temporada 2012 na vaga de Rubens Barrichello. No dia 25 de Março Bruno alcançou sua melhor colocação ao chegar em sexto lugar no Grande Prémio da Malásia.

Sem comentários:

Enviar um comentário