sexta-feira, 6 de abril de 2012

A história do slot-car.

Os Primeiros Anos: 1910 - 1960 

Os primeiros registos indicam que a fabricação de conjuntos de rail cars, os precursores dos slot cars, nos Estados Unidos iniciou-se entre 1910 e 1920, na mesma ocasião do inicio da produção seriada de automóveis. Existe uma certa disputa por qual foi o inventor e qual foi o primeiro fabricante, entre a Marklin Bros da Alemanha e a Lionel Manufacturing dos Estados Unidos. Em 1908 os alemães, já conhecidos fabricantes de trens elétricos na escala O, testaram um carro elétrico que andava nos trilhos dos trens sem que os pneus tocassem o solo e construíram uma pista para o mesmo. Foi a Lionel no entanto que em 1912 desenvolveu e comercializou os primeiros automodelos de trilhos com semelhança aos fabricados hoje e com um sistema muito parecido com o da Marklin. Os carros eram em escala 1/24, com tração dianteira e réplicas do Stutz Beacat, um carro de corrida da época. A fonte do conjunto era uma bateria e não havia variação de velocidade para os carros. Foram fabricados aproximadamente 13.000 destes kits e em 1986 um deles foi colocado a venda na revista Euro-Slot por US$35.000,00 como lance inicial.


A década de 20 e inicio da década de 30 foi o período da primeira decadência de slot cars no entender de Jean Pierre Roos em sua excelente história do hobby publicada na Euro-Slot, da qual Roos era o Director. Já no final dos anos 30 aconteceu um novo período de desenvolvimento dos rail cars que tinham o trilho como ressalto na pista. Nesta ocasião diversos países produziam conjuntos de auto-modelos com pista sendo os da Marklin um dos mais sofisticados.

 

Segundo Philippe de Lespinay estes carros da Marklin foram produzidos em 1938, tinham rodas dianteiras com sistema de direcção, luz eléctrica, construção toda em aço e os seus motores eram de corrente alterna e 120 V. Foi nesse época que foram introduzidos os primeiros sistemas de variação de velocidade dos carros tendo sido utilizados reóstatos, cujo principio ainda é largamente utilizado nos slot cars. O slot Car propriamente dito só foi inventado em 1935 por Charles Woodland, um engenheiro inglês que teve a ideia de substituir o carril sobreposto por uma fenda na qual um pino guia se encaixava. A ideia entretanto não progrediu e Woodland demorou 14 anos para produzir os primeiros carros, que tiveram pouca aceitação uma vez que os auto modelos de pista a gasolina e os rail cars estava num período de grande aceitação na década de 50, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos.


Recentemente, em 2000 os rail cars foram revividos na Inglaterra quando foi promovida uma corrida para estes carros em Brooklands. Os carros foram reproduzidos a partir de desenhos publicados nas revistas da época e o circuito a partir de fotos. 

Os slot cars romperam as barreiras e começaram a ser difundidos apenas no final da década de 50. Uma empresa inglesa a Minimodels produzia carros de lata accionados por mecanismo de mola desde 47. O proprietário desta empresa era B. F. Francis e em 1952 lança uma réplica do Jaguar XK120 em escala 1/32, que teve grande aceitação e era vendida com o nome Scalex. No meio da década Francis monta uma nova fábrica mas as vendas caem e para promovê-las em 1957 foi lançado um novo modelo com motor eléctrico, chamado Scalextric, em um conjunto com pista. Francis promoveu corridas publicas com seus carros e enviava pelo correio grande quantidade de correspondência com dicas de preparação dos carros e foram produzidos os primeiros catálogos Scalextric da Minimodels . O sucesso foi enorme e as vendas se multiplicaram por cinco. A Inglaterra que é um país de amantes de carros e corridas foi tomada pela onda dos Scalextric.
  

Nos Estados Unidos a Lionel e a Polks Hobbies iniciaram a importação dos conjuntos Scalextric que tinham um preço um pouco elevado devido a taxas de importação e foram recebidos um pouco friamente. No Natal de 58 no entanto as vendas explodiram e a fábrica da Inglaterra não conseguia produzir unidades suficientes para abastecer o mercado norte americano. 

Quando as empresas de brinquedo americanas perceberam o sucesso dos Scalextric logo começaram a surgir diversos fabricantes locais para explorar este mercado. Assim, iniciaram a produção de slot cars a Lionel Toy Corporation, Varney Model Mfg. Co., AMT Corporation, Atlas Tool Co. e A.C. Gilbert & Co., a detentora da marca Auto-Rama. 

A Década de 60: Os Anos de Ouro 

Rapidamente os slot cars tiveram um grande boom na nação do automóvel. No meio da década de 60 haviam entre 3.000 (segundo J.P. Roos) e 5.000 (segundo P. Lespinay) centros de prática de slot cars nos Estados Unidos. A revista Model Car & Track menciona uma produção de milhões de pneus por mês. Apenas o Manta Ray, modelo 1/24 da Classic, vendeu mais de um milhão de unidades. A pujança do mercado norte americano pode ser observada no Technical Journal of model car racing com quase 200 páginas e listando aproximadamente 400 tipos de carros prontos, 130 motores e 850 carroçarias entre as três principais escalas. Os slot cars transformaram-se rapidamente num negócio de US$ 160.000.000 no inicio da década de 60. Apenas em 1967 esta indústria facturou US$ 550.000.000. Em 1966 uma corrida em Paris envolveu 10.240 pilotos participantes.

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