sexta-feira, 6 de abril de 2012

Capacetes/Helmets legendas da Formula 1: GIANCARLO FISICHELLA.



Giancarlo Fisichella (Roma, 14 de Janeiro de 1973) é um automobilista italiano que disputou o campeonato mundial de Fórmula 1.

CARREIRA

O início

Fisichella começou a carreira nos kart’s aos onze anos de idade e competiu em Itália até aos quinze anos. Foi vice-campeão europeu em 1989 e 1991 e campeão mundial em 1990. Em 1992, estreou-se na Fórmula 3 italiana. Na segunda temporada, foi vice-campeão, e conquistou o título em 1994.
Em 1995, participou no campeonato internacional de turismo com a Alfa Romeo.

 Fórmula 1

 1996: Minardi

Em 1996, estreou-se na Fórmula 1. Competindo pela Minardi, substituindo o japonês Taki Inoue - que havia assinado com a equipa deFaenza, mas que havia sido dispensado por falta de pagamento de um patrocinador - disputou oito provas antes de ser substituído pelo seu compatriota, o veterano Giovanni Lavaggi. No mesmo ano, realizou testes para a Ferrari.

 1997: Jordan

Para 1997, assinou contrato com a Jordan. No Canadá e na Bélgica, conquistou os seus primeiros pódios, ambos na segunda posição e terminou o campeonato em oitavo com vinte pontos. Teve como companheiro o alemão Ralf Schumacher.

 1998-2001: Benetton

Na segunda temporada na Fórmula 1, correu pela terceira escuderia diferente: a Benetton. Os quatro anos que passou na Benetton não foram nada fáceis. Sem os motores Renault, a Benetton passou por sérios problemas.
Ainda assim, em 1998, no GP da Áustria, conseguiu obter a sua primeira pole position. Em Montreal e Mónaco, completou as provas em segundo lugar, porém não conseguiu mais pontos naquele ano, terminando em nono entre os pilotos. Na temporada seguinte, só esteve presente no pódio uma vez, novamente no GP do Canadá e repetiu a posição do campeonato anterior, com treze pontos.
No ano 2000, a situação melhorou um pouco e Fisichella ficou entre os três primeiros pilotos nos GPs de Mónaco, do Brasil e Canadá. Tal como ocorreria em 1999, não obteve mais pontos no restante da temporada, mas foi o sexto melhor colocado entre os pilotos. Em2001, a Renault comprou a Benetton. Entretanto, Fisichella só conseguia lutar por posições contra os carros da Minardi e da Prost. NoGP da Bélgica, o italiano conquistou o único podium da equipe naquele ano e foi o décimo primeiro da competição, com oito pontos.

 2002-2003: volta à Jordan

Preterido pela Renault, Giancarlo voltou para a Jordan em 2002 e só conseguiu contabilizar sete pontos, repetindo a mesma classificação do ano anterior.
Na temporada 2003, Fisichella não subiu no alto do podium uma única vez sequer, mas conquistou sua primeira vitória no agitado e chuvoso GP do Brasil, que teria sido ganho por Kimi Räikkönen. Porém, a FIA reconheceu o erro e determinou que a vitória havia sido de Fisichella, que recebeu o troféu em uma cerimónia simbólica. Só em Indianápolis ele voltou a pontuar, graças à sua sétima posição. Concluiu o mundial em décimo segundo lugar com doze pontos.

 2004: Sauber

Em 2004, Fisichella troca a Jordan pela Sauber, e faz boas actuações nos GPs do Canadá, da Inglaterra e da Bélgica que lhe rendem vinte e dois pontos e a décima primeira posição no campeonato.

2005-2007: Renault

Em 2005 volta a trabalhar com Flavio Briatore na Renault. Já na abertura do campeonato, Fisichella vence o GP da Austrália, entretanto, ao longo do ano, só consegue outro podium no GP da Itália com uma terceira posição e no GP do Japão com a segunda posição e terminando a temporada em quinto lugar na classificação geral, com cinquenta e oito pontos e vendo seu companheiro de equipe Fernando Alonso terminar com cento e trinta e três pontos e sagrando-se campeão mundial.
Em 2006 começou de forma parecida vencendo o GP da Malásia, porém nesse ano volta ao pódio em mais quatro oportunidades nosGPs da Espanha, Estados Unidos, China e Japão, todos eles na terceira posição. Ao final do campeonato, foi o quatro colocado no mundial de pilotos, com setenta e dois pontos novamente atrás de seu companheiro de equipa que se sagrou bicampeão mundial com cento e trinta e quatro pontos.
Em 2007 a Renault não é a mesma e perde muito rendimento com a mudança na marca de pneus e a saída de Alonso da equipa. Desta vez, Fisichella não consegue pódios e acaba o ano na oitava posição no mundial com vinte e um pontos, mais uma vez atrás de seu novo companheiro de equipa, o finlandês Heikki Kovalainen, que terminou o ano com uma segunda posição no GP do Japão e trinta pontos no mundial.

 2008-2009: Force India

Em 11 de Janeiro, Fisichella foi confirmado como piloto da Force India, passando no "Exame da F.1." com Christian Klien, Ralf Schumacher, Giedo van der Garde, Roldán Rodríguez, Vitantonio Liuzzi e Franck Montagny. No GP de Mónaco de 2008 completou sua corrida de número 200.
No Grande Prémio da Bélgica de 2009, surpreendeu tudo e todos ao fazer a pole e chegar em segundo lugar na corrida, conquistando o primeiro pódio e os primeiros pontos para sua equipe, até então considerada a mais fraca do campeonato.

2009: Ferrari

No dia 3 de Setembro de 2009, Fisichella foi anunciado como substituto de Luca Badoer na equipa Ferrari para o restante da temporada de 2009 a partir do GP da Itália, mantendo-se como piloto de testes e primeiro piloto reserva para 2010.

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