sexta-feira, 6 de abril de 2012

Slot-cars: Um bocado de história

O “Slot” é um passatempo que consiste em pilotar um carro pequeno com um motor eléctrico através de uma pista especialmente projectada para o slot o mais rapidamente possível.

Necessário, pelo menos, de uma pista, um carro, um transformador ou fonte de alimentação e um “punho”. A  diversão e dificuldade consiste que o carro circule o mais rápido possível sem que saía do carril, seja em provas de velocidade, rallyes ou raid.

É possível facilitar a tarefa incluindo no carro potentes ímanes que atraem o chassis à pista. Embora para os entendidos o hobby se chame “slot”, para a maioria das pessoas o término resulta estranho e prefere usar-se as marcas registadas como nome genérico, já que nas últimas décadas proliferaram grandes fabricantes como a Ninco, NSR, Slot.it, SCX entre outros.

O término “slot” é procedente do idioma inglês, sem modificação alguma, em referência à ranhura pela qual anda o patilhão do corrente e na qual recebe a corrente eléctrica. Este jogo existe desde meados do Século XX, exactamente desde 1952, embora nem sempre tenha havido uma grande aceitação.

De todas as formas, nos últimos anos tem havido uma grande expansão, diversificando-se as distintas correntes, A escala mais comum na Europa Ocidental e na América Latina é o 1/32, mas depende do País pois também existem competições nas escalas 1/24 e 1/43.

Os primeiros carros de slot a surgir no mercado foram fabricados pela “Lionel Corporation” nos Estados Unidos da América e apareceram nos seus catálogos em 1912. A energia era fornecida ao motor através de um trilho de comboio eléctrico metido na fenda da pista. Eram surpreendentemente similares aos carros actuais embora o controle de velocidade fosse um extra opcional. Deixou-se de fabricar estes modelos em 1915.

Esporadicamente apareceram novos sistemas similares durante as quatro décadas seguintes. Embora a patente de um carro de slot seja de Março de 1936 até ao final de 1950, quase todos os veículos de jogos era guiados por patilhões elevados.

Em finais de 1930, autênticos modelistas competiam com modelos de escalas relativamente grandes, como a 1/16 e a 1/18, propulsionados por pequenos motores de dois tempos originalmente com velas de ignição. Para guia-los os carros eram presos a um trilho central único, no centro de uma pista circular chamados no Reino Unido como “Tether car” e cronometravam-se as voltas. Não existia controlo humano sobre o carro, pelo que era, mais do que tudo um hobby mecânico.

Nos anos 1940, os modelistas britânicos começaram a experimentar carros eléctricos controláveis equipados com motores eléctricos artesanais e nos anos 1950 usaram-se motores eléctricos comercializados de comboios eléctricos. Em 1954, a “Southport Model Engineering Society” do Reino Unido foi nomeada pelo dono da patente para fazer exibições e conseguir donativos de dinheiro, pelo que, assim construíram uma pista de corridas eléctrica, de seis carris e com cerca de 18 metros de percurso, para modelos à escala 1/32, pelo que são considerados os progenitores do slot moderno.

Em 1955-1956, vários clubes, também nos Estados Unidos, construíram pistas similares com trilhos na superfície da pista. O termo “slot car” foi usado para diferencia-los dos originais, que se deslocavam em trilhos comuns.

Assim as pistas proliferaram. Era muitas as vantagens do novo sistema de ranhura em relação ao antigo, como a impossibilidade de derrapagem.

Nos novos clubes cada vez mais se destacava o sistema de ranhura. Até 1963, todos os clubes mudaram-se para o novo sistema. Minimodels UK converteu os seus carros à escala 1/30 e 1/32 com mecanismo de corda para electricidade e a Victory Industries UK introduziu a linha VIP. Ambas as empresas começaram a produzir as suas miniaturas, com aparência de carros reais à escala 1/32, em plástico para o grande mercado.

Nos anos 1970, o jogo já estava presente em muitos lares, os motores de comboios foram esquecidos e o mercado voltou a centrar-se no aficionado, existindo organizações a nível nacional e local evoluindo para estabelecer as regras para as diferentes classes de competição. A inovação tecnológica levou a velocidades mais elevadas em todas as escalas, com motores, pneus e ímanes melhorados, de modo que os entusiastas da época dos anos 1960 pensaram que o slot era muito especializado para o aficionado casual y recordaram que o slot original era mais lento, mas mais divertido.

Nos anos 1990, o desenho por computador e a impressão 3D ajudaram a criar modelos autênticos e muito mais detalhados. Além disso, comercializaram-se peças de alta competição.

Em 2004 apareceu o slot digital para a escala 1/32, oferecendo a possibilidade de competir com mais carros que fendas.

Em Espanha, por volta de 1962, a Exin comprou os direitos de fabricação e vendas de Scalextric e estabeleceu-se em Barcelona. No início importaram nove modelos. Em 1964 a SCX converteu-se num êxito à escala mundial. Os seus produtos vendiam-se em França, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.

A magnitude desse sucesso constata-se na contratação de piloto de Fórmula 1 para a promoção da Scalextric no mundo. Também patrocinou um McLaren MA4 numa corrida de Fórmula 3000.

Sem comentários:

Enviar um comentário