sexta-feira, 6 de abril de 2012

A história da Porsche.


 

1900 - 1948

A saga da Porsche nasceu muito antes do lançamento do primeiro carro da marca. Um dos pioneiros da indústria automobilística, o professor Ferdinand Porsche (1875-1951) tornou o seu sobrenome mundialmente conhecido em 1900, durante a Paris Expo. Em plena mudança de século, é anunciado o lançamento do carro elétrico Lohner-Porsche, o primeiro projecto desenvolvido pelo professor Porsche, aos 25 anos de idade e trabalhando para uma companhia austríaca. 


Esse produto deu início aos conceitos de ousadia e inovação que sacramentaram a criação do mito em torno da marca Porsche. Anos mais tarde, trabalhando como diretor-técnico da Austro-Daimler, Porsche lança-se no desenvolvimento de carros de corrida. Dividia-se entre a função de projectista e piloto de testes. Nessa época colaborou para o surgimento dos lendários Mercedes SS e SSK. 

Em 1931 é fundada a Porsche Engenharia, em Stuttgart, na Alemanha, inicialmente com apenas 12 projetistas. Nessa época, Ferry Porsche, filho de Ferdinand, passa a assumir os primeiros projectos da nova  empresa, com pouco mais de 20 anos de idade. Das pranchetas da Porsche nasce o projeto "Type 60", uma encomenda para ser finalizada em apenas 10 meses e que deveria resultar na criação de um veículo com preço-limite de 1.000 marcos imperiais alemães. Nascia o Volkswagen (Carro do Povo, em alemão) que ficou pronto para a produção em série em 1938. A guerra, no entanto, atrasou o lançamento e a produção do veículo. O Volkswagen foi transformado para fins militares, dando origem ao Kübelwagen, uma espécie de jipe com tração traseira apenas, mas de grande mobilidade devido ao peso do motor e transmissão sobre as rodas motrizes. Depois foi a vez do Schwimmwagen, um jipe anfíbio. Só em 1946 o Volkswagen teria sua produção civil retomada, para se tornar um dos maiores fenômenos de venda da história. A essa altura, a Porsche já havia se transferido para Gmünd, na Áustria. O carro desportivo continuava na alma e nos sonhos da equipa de projectistas. Em 1947, a empresa criou o Cisitalia Grand Prix, um precursor dos futuros Fórmula 1, com mais de 350 cv de potência, motor central de 12 cilindros e capaz de atingir os 300 km/h. 


O dia 8 de junho de 1948 marca a data do lançamento do primeiro carro esporte a ostentar a logomarca Porsche. Nasce o 356, um automóvel com motor central de 1.100 cm3, 40 cv de potência a 4.000 rpm, capaz de desenvolver até 135 km/h. A companhia já seguia sob a tutela de Ferry Porsche, designado para transformar a usina de idéias da Porsche em uma fábrica de automóveis estabelecida e independente.


1948 - 1991 

O nascimento do primeiro Porsche 356 é marcado por grandes transformações na empresa. Acabada a guerra, a Porsche está de volta à Alemanha, em Zuffenhausen, na região de Stuttgart, onde se estabelece como uma fábrica independente. Inicia-se também a construção do mito Porsche na 24 Horas de Le Mans, com a primeira vitória do 356 na sua classe, já no ano de 1951.

O legado do professor Ferdinand Porsche, falecido em Janeiro de 1951, já tinha encontrado na própria família um solo fértil para as ideias e conceitos que ergueram a Porsche desde os primeiros projectos no início do século. O filho Ferry assume definitivamente a administração dos negócios, enquanto os netos Ferdinand Alexander e Ferdinand Piëch preparam no começo dos anos 60 do século passado a próxima revolução a ser anunciada pela empresa.

Em 1963, é lançado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, o 911, legítimo sucessor do 356, um carro que durante quase duas décadas foi sinónimo de Porsche nas ruas e nas pistas. O 911 nasce com o fascínio que faz desse automóvel um objecto de desejo ainda nos dias actuais. Como seu antecessor, o carro possui motor traseiro e logo brilha nas pistas, vencendo competições importantes como o rali de Monte Carlo, em 1968 e 1969.

 

Em meados da década de 70, uma revolução. Surge em 1976 o 924, um Porsche de motor dianteiro refrigerado a água. No ano seguinte é lançado o 928 com a mesma configuração de projecto inteiramente Porsche. Sob o mesmo conceito de motor dianteiro, o 928 foi o primeiro e até agora único automóvel  desportivo a levantar o prémio de Carro do Ano na Europa. Foi produzido durante 18 anos, com mais de 60 mil unidades vendidas nesse período.


A década seguinte levou ao lançamento, em 1984, do 959, uma série especial dotada de tração às quatro rodas, e que venceu o Rali Paris-Dakar, a mais famosa prova do género, em 1986. Também nos anos 80 a Porsche brilha na Fórmula 1, conquistando o tricampeonato mundial com a inesquecível parceria de fornecimento de motores para a equipe McLaren. 


1991 - Hoje

O octogésimo aniversário de Ferry Porsche, no final  da década de oitenta, marca também o lançamento do primeiro 911 Carrera com transmissão Tiptronic, em 1989. Mas as grandes inovações tecnológicas e de segurança ainda iriam marcar a década seguinte. Em 1991 a Porsche é o primeiro fabricante alemão a incluir airbags para motorista e passageiro como itens de série.



Em 1993, o protótipo de um modelo para marcar época foi apresentado no Salão de Detroit (EUA), o Boxster, roadster com motor central. O mesmo ano marca a remodelação da linha 911, que incluía o primeiro redesenho da parte frontal e uma suspensão traseira em alumínio considerada estado-da-arte em termos de desempenho.

Em 1995 é relançado sob novo conceito o 911 Targa, agora com teto de vidro, de maior dimensão e totalmente elétrico. O Boxster, por sua vez, chega finalmente ao mercado em 1996, um carro descontraído, com dois lugares e inigualável esportividade. É uma tacada certeira da empresa, que conquista uma valiosa fatia do mercado jovem.

As inovações não param por aí. O 911 passa por mais uma reformulação e chega em 1997 mais leve, potente rápido e seguro do que nunca. Um ano mais tarde é a vez do novo Cabriolet, com tecto eléctrico que requer não mais que 20 segundos para abrir ou fechar. No mesmo ano as versões 4x4 do 911 introduziam no mercado o Gerenciamento Porsche de Estabilidade (PSM, em inglês).


Em 1998, aos 88 anos, Ferry Porsche faleceu na Áustria. A Porsche ultrapassa a linha dos 50 anos de fundação absolutamente preparada para enfrentar o novo século. Os seus carros conseguem, a cada lançamento, se superar em segurança e respeito ao meio ambiente, sem perder de vista o ar de puro  desportivo, a força e o charme que nasceram junto com 356, o primeiro Porsche

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