sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

4ª Prova do campeonato GT's Scaleauto


Realizou-se esta segunda-feira, 18 do corrente, a quarta prova a contar para o disputadíssimo campeonato GT's Scaleauto. Compareceram 13 pilotos, saudando-se o regresso de Domingos Martins embora ajudado, em face da fraca condição física ainda demonstrada, pelo "Brasileiro" António Carlos. 

Pena o mau estado do "piso", cheio de lombas, a necessitar urgentemente de um novo asfalto! Também a lamentar o facto de termos encontrado, sem contar, os carros a percorrer o traçado no sentido oposto ao habitual, o que só favoreceu os pilotos da casa, assim como, favoreceu e muito os despistes e quebras de ailerons e demais orgãos aerodinâmicos.

Mais uma vez a grelha de partida foi ditada pela classificação geral, pelo que, ocuparam os primeiros oito postos de partida, os pilotos, Filipe "200", Miguel Guerreiro, Rui Varela, Pedro Silva, Luis Sousa, Paulo Marques, marco Silva e Damião Castro. Estes dois últimos tomaram parte da grelha em face das ausências de Frasco Leite e Albano Fernandes.



Grelha de partida para 1ª manga


Nesta quarta prova surgiram quatro Honda HSV-010, dois Pagani Zonda, três Saleen S-7R e cinco Mercedes SLS GT3. Os dados estavam lançados e esperava-se uma boa prova, o que veio acontecer mesmo tendo em conta os condicionantes acima relatados. Dado o tiro de partida, Pedro Silva, a jogar em casa lançou-se ao ataque e fechou a primeira manga em primeiro lugar, seguido de outro homem da casa, Luis Sousa, a demonstrarem que as horas de treino e conhecimento da pista faziam a diferença. Ainda assim foram seguidos de muito perto por Filipe "200" e Miguel Guerreiro. Manga para esquecer da parte de Rui Varela e principalmente Vitor Costa. Saídas sem fim nos "SS" ditaram logo ao fim da manga um distanciamento de sete voltas em relação ao primeiro. Os dados estavam lançados!


Na segunda manga manteve-se o domínio de Pedro Silva, passando Filipe "200" e Miguel Guerreiro por esta ordem para segundo e terceiros classificados em face da saída de Luis Sousa para uma calha virtual. Em face de uma primeira manga atribulada e, pelo facto, de não aceitar a troca de sentido da pista sem informação prévia à organização do campeonato da qual Vitor Costa faz parte, decidiu este abandonar a prova como protesto, sendo o mesmo no fim lavrado em papel azul de vinte e cinco linhas e imediatamente remetido por correio expresso para o Presidente dos Clubes de Slot do Minho. Aguarda-se desenvolvimentos acerca deste assunto. 



Na terceira manga o domínio do Pedro a manter-se mas a ver surgir nos retrovisores, a grande velocidade, Miguel Guerreiro que fruto de uma boa manga ultrapassa Filipe "200" e instala-se no segundo posto a somente duas voltas de Pedro. Recuperou de uma assentada quatro voltas. Assiste-se nesta manga à volta de Domingos "Docélia" Martins aos comandos de um slot.



Quarta manga e salto para o comando, fruto de Pedro e "200" estarem a gozar calhas virtuais. Tudo o resto muito igual, sem nada de especial anotar ou apontar.



Quinta manga e desta vez o salto para o comando da prova pertence a Rui varela, fruto da "calha virtual" que Miguel Guerreiro começa a cumprir. Os principais candidatos à vitória assistem de camarote ao degladiar de posições dos restantes "pilotos".



Sexta manga e desta vez pertence a Damião Castro o assalto ao primeiro lugar. Corrida a desenrolar-se sem incidentes de maior e os pilotos de melhor ou pior forma a cumprirem as mangas. 



Sétima manga a desenrolar-se normalmente e Damião Castro a segurar o primeiro posto, fruto do hiper-conhecimento que tem da pista neste sentido. Tudo o resto igual à manga anterior.



Oitava manga somente disputada por quatro pilotos em face da desistência de Vitor Costa e de Filipe Vinagreiro que vê o seu Saleen a ter problemas e a obrigá-lo a recolher ás boxes. Damião mesmo não "gatilhando" mantêm o primeiro lugar.



Nesta nona manga assiste-se à reentrada de Luís Sousa, após umas calhas virtuais, de resto tudo muito igual às mangas anteriores. Daqui em diante as coisas vão aquecer em face da entrada dos principais concorrentes.



Décima manga e fruto de uma condução muito segura e evitando saídas devido às fogosidades Alfredo Carvalho toma de assalto o segundo posto. Prova muito regular deste piloto a dispor finalmente de um carro competitivo, pese embora o facto de ainda ter que sofrer algumas alterações a nível de guia, pois a mesma não recolhe à posição em caso de despiste. Pedro Silva reentra em jogo.



Décima primeira e nenhuma surpresa até ao momento a surgir. Alfredo Carvalho a continuar a sua prova com poucos erros e a manter o segundo lugar. Luís Sousa e Pedro Silva paulatinamente a subir na classificação, pelo que, se espera umas últimas calhas muito movimentadas e competitivas.

Look "afro" de Marco Silva. cada prova uma surpresa no penteado!



Nesta décima segunda e penúltima manga, Miguel Sousa tenta chegar-se ao segundo lugar mas sem êxito. Já em pista os três principais candidatos ao pódio e a demonstrar ao que vem. Todos de faca nos dentes e a assistir-se a uma luta sem tréguas. Pedro, Luís e Miguel, por esta ordem, atacam o primeiro lugar. Será que vai haver surpresas na última manga? 

Mercedes SLS GT3 de Rui varela apresentar já algumas mazelas!
Honda HSV-010 de Alfredo Carvalho. Que máquina!
Filipe "200" já a contar com um mau resultado e a não aguentar a pressão das câmaras!
 


Décima terceira e última manga e mesmo, teoricamente, partindo de uma calha menos boa, calha 1, Pedro Silva faz uma manga muito segura e obtém o primeiro lugar, seguido de Luís Sousa e de Miguel Guerreiro, que andaram como loucos nesta última manga, mas que contudo não chegou para alcançar o Pedro. Damião a conseguir um bom quarto lugar, seguido de Filipe "200" talvez a maior decepção da noite e de Alfredo Carvalho que garante um bom sexto lugar.



Pódio final
 


Os Honda HSV-010 a demonstrarem que são o carro a bater neste campeonato pois monopolizaram três dos seis primeiros lugares. Espera-se com expectativa o aparecimento na %º prova do BMW Z4 GT3 que aproveitou as câmaras e flashes desta prova para se mostrar.




  
Se for tão rápido como elegante e bonito, já ganhou a prova da próxima segunda-feira. Podemos já adiantar que alguns dos competidores nesta competição começaram a receber do preparador Schnitzer os seus Z4. Quem ganha a próxima prova a realizar-se na fantástica pista do GSC? Honda ou BMW? Aceitam-se apostas!


Classificação geral após quatro provas:

















Sem comentários:

Enviar um comentário