Aparece amanhã para as últimas afinações e acertos no carros que te vai levar à glória na "Ninco World Garage Cup".
Regulamento (Ainda passível de alterações):
1 Categoria Ninco GT
Categoria reservada a mini modelos que representem veículos reais do campeonato FIA GT.
Qualquer alteração não permitida explicitamente pelo presente regulamento é interdita. Os casos omissos do presente regulamento serão decididos pela organização.
1.2 Carroçaria
Formas e peças obrigatórias: A forma exterior da carroçaria original deverá ser mantida. É permitido remover retrovisores, antenas e limpa pára-brisas. É permitida a eliminação de rebarbas do molde da carroçaria. Não é permitido o aligeiramento da carroçaria.
Todos os elementos aerodinâmicos exteriores (ailerons traseiros ou dianteiros e difusores inferiores) bem como todos os elementos exteriores que simulem partes mecânicas do modelo original, em particular motor, caixa de velocidades, sistemas de refrigeração ou de suspensão, visíveis do exterior do mini modelo nas vistas superior, laterais, frontal e traseira deverão ser mantidos e estar montado no início da prova.
A representação de tubos de escape nos chassis pode ser convertida, sendo transferidos para a carroçaria no local previsto para a sua exibição.
Os elementos transparentes (vidros) serão os originais.
A carroçaria, incluindo habitáculo, deverá ocultar todos os elementos mecânicos quando o mini modelo é observado pelas suas vistas frontal, posterior, laterais e superior.
Decoração: Toda a carroçaria deverá estar coberta por pelo menos uma camada de tinta opaca. A decoração é livre. As áreas transparentes originais (vidros) serão mantidas.
Habitáculo: Considera-se o habitáculo parte integrante da carroçaria e deve constituir com esta um bloco solidário. O habitáculo original pode ser substituído por uma bandeja em “lexan”, com representação tridimensional do piloto e painel de instrumentos.
1.3 Chassis
Modelo: O original do modelo ou o modelo Prorarce Evo do fabricante Ninco.
Formas e peças obrigatórias: A forma e dimensões do chassis original serão obrigatoriamente mantidas. É permitida a eliminação de rebarbas do molde do chassis.
Todos os elementos mecânicos do mini modelo devem estar fixos ao chassis e desprender-se da carroçaria solidariamente com este.
É permitido perfurar o encaixe do motor para a fixação deste por parafusos, num limite de dois (2) furos. Os parafusos deverão fixar pelo furo central do motor (no mesmo plano horizontal do veio do motor).
Posição do Motor: Anglewinder.
Suporte de Motor: É permitida a remoção de rebarbas do molde. Não é permitido desbastar o suporte de motor.
É interdita a basculação dos suportes de motor que sejam fixos ao chassis por parafusos. Nos modelos equipados com sistema de suspensão, é autorizada a remoção das molas e a substituição dos parafusos de montagem por outros mais curtos.
Suporte de eixos: Os originais do chassis, sem qualquer alteração. É permitida a inclusão no chassis de elementos de limitação do curso vertical do eixo anterior.
Suporte de Patilhão: O original do chassis, sem qualquer modificação.
Fixação à carroçaria: A originalmente definida pelo fabricante da carroçaria. É permitida a basculação da carroçaria. Os parafusos de fixação da carroçaria ao chassis são livres.
1.4 Motor
Fabricante e Modelo: O motor será do fabricante Ninco, NC-12 Crusher, referência N86016.
Características: De série sem qualquer modificação. Não é permitida a inclusão de qualquer elemento que altere o rendimento do motor.
Montagem: É permitido fixar o motor ao respectivo suporte com cinta adesiva ou por parafusos através de furos no suporte previstos para esse efeito. Não é permitida a colagem do motor ao suporte. O motor montado e fixo no local estipulado deve manter um limite de 2,0 mm acima do plano da placa de verificação.
1.5 Transmissão
Tipo: A transmissão será traseira e mecânica, mediante conjunto pinhão e coroa, específica para disposição “anglewinder”.
Pinhão: O pinhão será livre em material e número de dentes, fornecido por fabricante de acessórios homologado (ninco, slot.it, etc.). Será permitida a sua fixação ao eixo do motor por parafusos, cola, resina ou soldadura.
Cremalheira: A coroa será livre em material e número de dentes, fornecida por fabricante de acessórios homologado (ninco, slot.it, etc.). As coroas podem ser fixadas ao eixo das rodas por parafusos, cola, resina ou soldadura.
É permitido o ajuste da posição da coroa pela utilização de anilhas espaçadoras entre esta, ou entre as jantes e os suportes de eixo. O uso de tira-folgas de ajuste é facultativo.
Relação de transmissão: Livre.
Sistemas de travagem: Não será permitido qualquer sistema que produza um efeito de travagem adicional ao produzido pelo motor do mini modelo.
1.6 Eixos e Rodas
Eixos: Os eixos serão livres, fornecidos por fabricante de acessórios homologado.
É permitida a utilização de anilhas espaçadoras para limitação do curso transversal dos eixos.
Os eixos deverão rodar livremente nos respectivos apoios.
Casquilhos: Serão fornecidos por fabricante de acessórios homologado. É permitido fixar os casquilhos ao seu alojamento. O uso de rolamentos é autorizado.
Rodas: Formadas por jantes e pneus. As rodas deverão estar fixas ao respectivo eixo e girar solidariamente com o mesmo.
Jantes: Serão livres em material e como dimensão mínima terem 16,5 mm, desde que fornecidas por fabricante de acessórios homologado, sem qualquer modificação. As jantes deverão ser iguais (diâmetro e largura) em cada eixo. As jantes poderão ser coladas aos eixos ou fixas por parafusos. A utilização de tapa cubos é facultativa.
Pneus: Os pneus dianteiros são livres. Não é permitido o uso de verniz. Os pneus traseiros, a fornecer pela organização, serão os Scaleauto Spirits Ref. 4735.
1.7 Sistema Eléctrico do Carro
Alimentação: O sistema de alimentação ao motor original do mini modelo será mantido. O sistema de alimentação não pode alterar as características da corrente fornecida pela pista ao mini modelo.
Cabos: Os cabos de alimentação são livres, desde que fornecidos por fabricante de acessórios homologado. Os cabos não podem interferir com o funcionamento do eixo dianteiro. Podem ser colados ao chassis.
Patilhão: Livre, desde que dentro da gama do fabricante Ninco.
Palhetas: Livres. Devem ser montadas tal como as originais fornecidas com o mini modelo e não podem ser soldadas aos cabos ou respectivos terminais.
Sistema de Iluminação: O mini modelo não necessita estar provido de sistema de iluminação. Quando presente originalmente no mini modelo poderá ser eliminado ou o seu funcionamento anulado.
1.8 Dimensões e Lastro
Altura Mínima: A distância mínima do chassis do mini modelo à placa de verificação é de 0,25mm, medido sem patilhão.
A distância mínima do motor do mini modelo à placa de verificação é de 2,0 mm.
Os únicos contactos com a placa de verificação serão as rodas e o patilhão.
As 4 rodas deverão tocar a placa de verificação.
Largura Máxima: A roda traseira que se encontre junto da cremalheira poderá sobressair da carroçaria em 1,0 mm, no caso destas se encontrarem em contacto directo uma com a outra.
Rodas: A largura mínima das rodas frontais é de 8 mm. Não há restrição ao diâmetro mínimo de qualquer roda.
Lastro: Não é permitido.
Ímanes: Interditos, excepto os do motor.
Categoria reservada a mini modelos que representem veículos reais do campeonato FIA GT.
Qualquer alteração não permitida explicitamente pelo presente regulamento é interdita. Os casos omissos do presente regulamento serão decididos pela organização.
1.2 Carroçaria
Formas e peças obrigatórias: A forma exterior da carroçaria original deverá ser mantida. É permitido remover retrovisores, antenas e limpa pára-brisas. É permitida a eliminação de rebarbas do molde da carroçaria. Não é permitido o aligeiramento da carroçaria.
Todos os elementos aerodinâmicos exteriores (ailerons traseiros ou dianteiros e difusores inferiores) bem como todos os elementos exteriores que simulem partes mecânicas do modelo original, em particular motor, caixa de velocidades, sistemas de refrigeração ou de suspensão, visíveis do exterior do mini modelo nas vistas superior, laterais, frontal e traseira deverão ser mantidos e estar montado no início da prova.
A representação de tubos de escape nos chassis pode ser convertida, sendo transferidos para a carroçaria no local previsto para a sua exibição.
Os elementos transparentes (vidros) serão os originais.
A carroçaria, incluindo habitáculo, deverá ocultar todos os elementos mecânicos quando o mini modelo é observado pelas suas vistas frontal, posterior, laterais e superior.
Decoração: Toda a carroçaria deverá estar coberta por pelo menos uma camada de tinta opaca. A decoração é livre. As áreas transparentes originais (vidros) serão mantidas.
Habitáculo: Considera-se o habitáculo parte integrante da carroçaria e deve constituir com esta um bloco solidário. O habitáculo original pode ser substituído por uma bandeja em “lexan”, com representação tridimensional do piloto e painel de instrumentos.
1.3 Chassis
Modelo: O original do modelo ou o modelo Prorarce Evo do fabricante Ninco.
Formas e peças obrigatórias: A forma e dimensões do chassis original serão obrigatoriamente mantidas. É permitida a eliminação de rebarbas do molde do chassis.
Todos os elementos mecânicos do mini modelo devem estar fixos ao chassis e desprender-se da carroçaria solidariamente com este.
É permitido perfurar o encaixe do motor para a fixação deste por parafusos, num limite de dois (2) furos. Os parafusos deverão fixar pelo furo central do motor (no mesmo plano horizontal do veio do motor).
Posição do Motor: Anglewinder.
Suporte de Motor: É permitida a remoção de rebarbas do molde. Não é permitido desbastar o suporte de motor.
É interdita a basculação dos suportes de motor que sejam fixos ao chassis por parafusos. Nos modelos equipados com sistema de suspensão, é autorizada a remoção das molas e a substituição dos parafusos de montagem por outros mais curtos.
Suporte de eixos: Os originais do chassis, sem qualquer alteração. É permitida a inclusão no chassis de elementos de limitação do curso vertical do eixo anterior.
Suporte de Patilhão: O original do chassis, sem qualquer modificação.
Fixação à carroçaria: A originalmente definida pelo fabricante da carroçaria. É permitida a basculação da carroçaria. Os parafusos de fixação da carroçaria ao chassis são livres.
1.4 Motor
Fabricante e Modelo: O motor será do fabricante Ninco, NC-12 Crusher, referência N86016.
Características: De série sem qualquer modificação. Não é permitida a inclusão de qualquer elemento que altere o rendimento do motor.
Montagem: É permitido fixar o motor ao respectivo suporte com cinta adesiva ou por parafusos através de furos no suporte previstos para esse efeito. Não é permitida a colagem do motor ao suporte. O motor montado e fixo no local estipulado deve manter um limite de 2,0 mm acima do plano da placa de verificação.
1.5 Transmissão
Tipo: A transmissão será traseira e mecânica, mediante conjunto pinhão e coroa, específica para disposição “anglewinder”.
Pinhão: O pinhão será livre em material e número de dentes, fornecido por fabricante de acessórios homologado (ninco, slot.it, etc.). Será permitida a sua fixação ao eixo do motor por parafusos, cola, resina ou soldadura.
Cremalheira: A coroa será livre em material e número de dentes, fornecida por fabricante de acessórios homologado (ninco, slot.it, etc.). As coroas podem ser fixadas ao eixo das rodas por parafusos, cola, resina ou soldadura.
É permitido o ajuste da posição da coroa pela utilização de anilhas espaçadoras entre esta, ou entre as jantes e os suportes de eixo. O uso de tira-folgas de ajuste é facultativo.
Relação de transmissão: Livre.
Sistemas de travagem: Não será permitido qualquer sistema que produza um efeito de travagem adicional ao produzido pelo motor do mini modelo.
1.6 Eixos e Rodas
Eixos: Os eixos serão livres, fornecidos por fabricante de acessórios homologado.
É permitida a utilização de anilhas espaçadoras para limitação do curso transversal dos eixos.
Os eixos deverão rodar livremente nos respectivos apoios.
Casquilhos: Serão fornecidos por fabricante de acessórios homologado. É permitido fixar os casquilhos ao seu alojamento. O uso de rolamentos é autorizado.
Rodas: Formadas por jantes e pneus. As rodas deverão estar fixas ao respectivo eixo e girar solidariamente com o mesmo.
Jantes: Serão livres em material e como dimensão mínima terem 16,5 mm, desde que fornecidas por fabricante de acessórios homologado, sem qualquer modificação. As jantes deverão ser iguais (diâmetro e largura) em cada eixo. As jantes poderão ser coladas aos eixos ou fixas por parafusos. A utilização de tapa cubos é facultativa.
Pneus: Os pneus dianteiros são livres. Não é permitido o uso de verniz. Os pneus traseiros, a fornecer pela organização, serão os Scaleauto Spirits Ref. 4735.
1.7 Sistema Eléctrico do Carro
Alimentação: O sistema de alimentação ao motor original do mini modelo será mantido. O sistema de alimentação não pode alterar as características da corrente fornecida pela pista ao mini modelo.
Cabos: Os cabos de alimentação são livres, desde que fornecidos por fabricante de acessórios homologado. Os cabos não podem interferir com o funcionamento do eixo dianteiro. Podem ser colados ao chassis.
Patilhão: Livre, desde que dentro da gama do fabricante Ninco.
Palhetas: Livres. Devem ser montadas tal como as originais fornecidas com o mini modelo e não podem ser soldadas aos cabos ou respectivos terminais.
Sistema de Iluminação: O mini modelo não necessita estar provido de sistema de iluminação. Quando presente originalmente no mini modelo poderá ser eliminado ou o seu funcionamento anulado.
1.8 Dimensões e Lastro
Altura Mínima: A distância mínima do chassis do mini modelo à placa de verificação é de 0,25mm, medido sem patilhão.
A distância mínima do motor do mini modelo à placa de verificação é de 2,0 mm.
Os únicos contactos com a placa de verificação serão as rodas e o patilhão.
As 4 rodas deverão tocar a placa de verificação.
Largura Máxima: A roda traseira que se encontre junto da cremalheira poderá sobressair da carroçaria em 1,0 mm, no caso destas se encontrarem em contacto directo uma com a outra.
Rodas: A largura mínima das rodas frontais é de 8 mm. Não há restrição ao diâmetro mínimo de qualquer roda.
Lastro: Não é permitido.
Ímanes: Interditos, excepto os do motor.
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