Vai-se dar início no próximo dia 28 do corrente e durante 6 semanas o campeonato de gt's scaleauto, onde são permitidos os Mercedes SLS GT3, Pagani Zonda, BMW GT4 e Honda HSV-010 da Scaleauto, assim como, o Saleen S7R da Arrow Slot.
Horários:
21:30 horas - Treinos livres
21:45 - Verificações técnicas
21:55 horas - Montagem motores
22:10 horas - Parque fechado
22:15 horas - Treinos qualificação
22:30 horas - Prova
REGULAMENTO
TÉCNICO
1.
MODELOS ADMITIDOS
Estão homologados para o
evento todos os modelos pertencentes às marcas Scaleauto e Arrow Slot que
representem modelos reais das categorias GT. Dessa forma, da marca Scaleauto
temos o Mercedes SLS GT3, o BMW Z4 GT3, o Pagani Zonda e o Honda HSV-10 JGTC.
Da marca Arrow Slot temos o Saleen S7-R. Toda a carroçaria deverá estar coberta por pelo menos
uma camada de tinta opaca. A decoração é livre. As áreas transparentes
originais (vidros) serão mantidas.
2.
CHASSIS
Está autorizada a utilização
de todos chassis fabricados para o modelo utilizado pela marca do modelo.
Em relação ao BMW Z4 GT3
está homologado o chassis MWB RT3 completamente montado, referência SC-6623 e
também a referência SC-6615.
A - É permitida a eliminação
das rebarbas, sem excessos e sem que se modifique as medidas originais do
chassis e da bancada.
B - É permitida a substituição
do chassis durante o tempo de prova da corrida, desde que este seja apresentado
e autorizado pela organização. O carro deve ser retirado da pista e é
obrigatória a passagem de todo o material do chassis inicial para o novo
chassis, incluindo o suporte do motor.
C – É permitida a eliminação
das anilhas de borracha dos pilares de aperto da carroçaria com o chassis.
D - A distância mínima do
chassis e motor à pista será a correspondente a uma folha A4 de 80gr./m2.
3. SUPORTE
MOTOR / BANCADAS
Estão homologadas unicamente
a seguinte referência:
- REF.: SC-6521 - Suporte motor AW offset -0,5 mm.
A- Caso existam, não é
obrigatório montar os triângulos para tapar os vazios da bancada.
B- É proibido qualquer tipo
de suporte de motor que não esteja referido neste regulamento.
Em relação ao BMW Z4 GT3
está homologado unicamente a bancada SC-6524 Anglewinder RT3. A bancada só
poderá montar a opção EVO4, fixada pelos
2 parafusos dianteiros e os dois traseiros, não se permitindo a montagem dos
acessórios laterais.
BRONZES:
Originais do tipo esférico de série.
4.
CARROÇARIA
ESCALA: De
série, sendo proibida qualquer modificação aerodinâmica exterior. Deve estar de
acordo com o modelo admitido.
MATERIAL:
Fabricada em plástico injectado. Não é permitido o aligeiramento da carroçaria,
sendo proibido alterar qualquer outro aspecto aerodinâmico da carroçaria. Devem-se
respeitar as entradas de ar, ailerons e faróis que se encontram no mini-modelo
de série.
DIMENSÕES
E PEÇAS OBRIGATÓRIAS Os carros deverão conservar todos os
elementos e características dimensionais originais. A carroçaria deve tapar
todos os elementos mecânicos: motor, transmissão, cabos e patilhão. Permite-se retirar
antenas, escovas limpa-para-brisas e retrovisores. Os cristais da carroçaria deverão
ser os originais, sem modificações.
DECORAÇÃO: A
cor base do veículo pode ser qualquer desde que não seja transparente.
HABITÁCULO: O
habitáculo deve ser o original, com todas as suas peças. Não deve permitir a
visualização dos elementos mecânicos do veículo.
REPARAÇÕES:
1- Em caso de ruptura, não
se permite a substituição da carroçaria, apenas se permite a sua reparação;
2- No caso de ruptura ou
perda do aileron, este deverá estar reparado antes do final da calha que se
esteja a disputar.
3- No caso de ruptura do
para-brisas deve ser reparado ou substituído antes do final da calha que se
esteja a disputar.
4- Não se permite qualquer
tipo de reparação entre intervalos de calhas.
5.
PARAFUSOS: Livre dentro das marcas de
slot, podem ser de nylon ou metálicos.
6. LASTRO: É totalmente proibido o uso
de lastro.
7. PATILHÃO
Livre dentro da gama que
dispõe a Scaleauto para modelos 1/32. Tem que estar situado na posição
original. Não é permitido forçar ou modificar o chassis para fixa-lo.
SUPORTE
DE GUIA: O original do chassis sem qualquer modificação.
8.
CABOS E PALHETAS
Livres dentro do fabricantes
de Slot. Os cabos não devem interferir com o livre movimento do eixo dianteiro.
É proibido o uso de fitas/cintas.
9. IMAN
É proibido, com excepção do
efeito produzido pelo motor.
10.
MOTOR
Os motores utilizados serão
os que são pertença da organização. Para esta prova serão utilizados os motores
REF.: SC-0011B de 20.000 rpm.
11.
TRANSMISSÃO
CREMALHEIRA:
Livre em nº de dentes, para transmissão anglewinder das marcas Scaleauto e
Slot.it.
PINHÃO: 12
dentes de nylon fornecido pela organização.
SISTEMAS
DE TRAVAGEM: Apenas é permitido o travão produzido pelo
motor. Está proibido qualquer travão adicional.
12.
EIXOS
Livre dentro dos fabricados
pela Scaleauto e Slot.it. As rodas devem estar fixas e rodar conjuntamente com
o eixo.
13.
JANTES
A- as jantes, livres dentro
da gama Scaleauto, devem de ser idênticas em dimensões e desenho em ambos lados
da carroçaria (as dianteiras podem ser distintas das posteriores) com um
diâmetro mínimo de 15,8 mm à frente e 16,5 mm ou 16,9 mm atrás. Largura máxima das
jantes é de 10mm.
B- A rodas completas,
montadas no eixo não poderão sobressair das cavas das rodas.
14. SUSPENSÕES
Estão homologadas as suspensões da Scaleauto e as
seguintes referências da marca Slot.it: SI-CH09 e SI-CH47. Não é possível
trocar as peças entre nenhuma das referências homologadas.
Acessórios permitidos:
Molas Ref. SI-CH55A e SI-CH55B
Parafusos Ref. SI-CH59
15.PNEUS
Os pneus traseiros serão
fornecidos pela organização e serão da SCALEAUTO, Ref. Sc-4735.
Os pneus dianteiros deverão
cumprir as seguintes condições:
A. Ser de borracha preta e
cobrir a totalidade da jante;
B. Não se permite alterar a
suas propriedades mediante nenhum processo químico, nem de outra natureza
excepto os explicitamente autorizados no ponto anterior.
C. Não é obrigatório que os
pneus dianteiros toquem numa placa plana.
D. Deve apoiar-se em repouso
com as rodas posteriores e com patilhão numa superfície plana.
16.
DISPOSIÇÕES GERAIS
A inscrição neste evento
implica o conhecimento e aceitação tanto do regulamento técnico como do
regulamento Desportivo, devendo a conduta de todos os pilotos ser, em todas as
alturas, de acordo com as normas estabelecidas.
REGULAMENTO DESPORTIVO
A participação no campeonato
GT’s Scaleauto, implica a aceitação integral do presente Regulamento Técnico e
desportivo.
Interpretação:
Os casos omissos e dúvidas
interpretativas do regulamento técnico e desportivo serão resolvidos pela
direcção de prova.
Datas:
Janeiro
– 28
Fevereiro
– 4, 11, 18, 25
Março - 4
Horários:
Os treinos livres
realizam-se no dia da prova trinta minutos antes do começo das verificações
técnicas.
Inscrições:
A prova para o presente
Campeonato será disputada por um mínimo de 8 e um máximo de 16 pilotos.
O número de pilotos
pontuáveis para o campeonato é ilimitado, apenas pontuando os que realizam
provas.
Para o Campeonato, pontuam
as cinco melhores classificações.
As inscrições para a prova
iniciam-se a partir do momento que o evento é criado na página facebook do “GSC
– Guimarães Slot Clube”, ou nas suas instalações.
Os 16 primeiros inscritos na
prova serão os pilotos seleccionados para a mesma, sendo que os associados do GSC
têm prioridade na inscrição sobre pilotos não associados.
Em caso de desistência de um
dos pilotos após inscrição, ficará admitido à prova o piloto inscrito no
primeiro lugar elegível, 17º, e assim sucessivamente.
A Direcção da Prova
reserva-se ao direito de não admitir pilotos que considere não terem
experiência mínima de condução para realizarem a prova.
Valor
da inscrição por prova:
O valor da inscrição por
prova é de 3,00 € p/associados e de 5€ para não associados.
Na primeira prova será oferecido
pelo GSC um jogo de pneus que serão utilizados para todo o campeonato. Caso
seja necessário novo jogo de pneus por parte do piloto, o mesmo terá o custo de
3,00€.
Desenrolar
da prova:
As verificações técnicas,
ficarão a cargo de 2 elementos da organização que poderão verificar o carro
sempre que assim o entendam, ou quando este denote um comportamento invulgar
relativamente aos outros concorrentes.
Esses mesmos 2 elementos
serão designados como Directores de Prova.
Qualificação:
Manga escolhida aleatoriamente
pelo programa “Tic Tac”. Manga de 1 minuto onde o piloto procurará fazer a
volta mais rápida.
A partir da 2ª corrida em
diante será levada em consideração a classificação dos pilotos para se
encontrar a grelha de partida.
Corrida:
Cada calha terá a duração de
10 minutos, seguida de paragem para troca de calhas.
Nas mudanças de calha não é
possível qualquer tipo de assistência.
A assistência terá que ser
prestada pelo próprio piloto.
O não cumprimento desta
obrigação, impõe penalização.
Prémios:
Haverá prémios para os 3
primeiros classificados no campeonato.
Placas do evento, para os
restantes participantes.
Os prémios são da
responsabilidade do GSC.
Pontuação:
Para a classificação final
do campeonato, contam o somatório dos pontos das 6 provas a realizar.
Pontuação
por Prova:
1º Classificado 50 Pts 2º
Classificado 40 Pts
3º Classificado 35 Pts 4º
Classificado 30 Pts
5º Classificado 25Pts 6º
Classificado 20 Pts
7º Classificado 18 Pts 8º
Classificado 16 Pts
9º Classificado 14 Pts 10º
Classificado 12 Pts
11º Classificado 10 Pts 12º
Classificado 8 Pts
13º Classificado 6 Pts
14º Classificado 4 Pts
15º Classificado 2 Pts
16º Classificado 1 Pt
Determinações
técnicas e penalizações:
1.
Reparações:
As reparações, assistências
ou troca de pneus durante a prova, deverão realizar-se apenas e exclusivamente
durante a duração da manga na presença, se possível, de um membro da
organização no local indicado para o efeito, ZONA de BOXES, pelo piloto.
Não poderão realizar-se em
tempo de troca de calha, nem fora do local indicado.
2.
Avarias técnicas:
Em caso de avaria da pista,
ocorrerá uma paragem da prova até à sua reparação. Nestes casos, a direcção de
prova determinará como prosseguir a prova e como compensar se necessária a
equipa(s) afectada(s). No caso de se efectuar uma paragem da prova, e se
comprovar que realmente o problema não era da pista, mas sim do punho ou do
carro do piloto que pediu para neutralizar a prova, este será penalizado
consoante o ponto 4 do presente regulamento.
3.
Empate:
Em caso de empate no número
de voltas percorridas, no número de metros dentro da última volta percorrida,
consultar-se-á a melhor calha do piloto em número de voltas, se ainda assim
persistir o empate, será consultado o número de voltas da calha seguinte e
assim sucessivamente.
4.
Infracções e sanções:
Para garantir os mesmos
critérios sancionadores para todos os participantes, fica estabelecido, que
tanto para infracções de carácter desportivo como para as de carácter técnico,
as mesmas são definidas pela Direcção da Prova, não sendo passíveis de recurso.
São
consideradas infracções:
Manipulação não autorizada ou irregular do
mini-modelo – 10/25 voltas;
Manipulação ou intervenção durante mudança
de calhas – 25/50 voltas;
Não apresentação de mini-modelo à
inspecção técnica inicial ou final – Eliminação da prova;
Incumprimento de especificações
estabelecidas no regulamento técnico – Desqualificação;
Comportamento anti-desportivo – Eliminação
da manga;
Deficiência na tarefa de
pistador (Comer, beber, dormir, fumar, usar o telemóvel, abandonar posto de
pistagem) – 10/25 voltas;
Não parar para repor o aileron
ou outras peças obrigatórias durante o tempo de prova – 10/25 voltas;
Não comparência no posto de
pistagem quando solicitado – 10/25 voltas;
Fazer parar a prova por uma
causa injustificada – 25/50 voltas;
Alteração das características técnicas do
mini-modelo no decorrer da prova – 50/100 voltas;
Comportamento anti-desportivo reincidente
– Exclusão da prova;
Deterioração/vandalização das instalações
desportivas ou de apoio – Exclusão e pagamento dos danos ou sua reparação;
Deterioração /vandalização do material
técnico e logístico do Clube organizador – Exclusão e pagamento dos danos ou
sua reparação.
É
considerado comportamento anti-desportivo:
- Comportamento ou
utilização de linguagem não apropriada ou indecorosa;
- Falta de consideração ou
desrespeito por comissário de pista, concorrentes ou elementos da organização;
- Perturbar o normal
desenrolar da prova.
5.
Pistador:
Todos os pilotos
participantes devem desempenhar, no momento em que seja requerido pela direcção
de prova, a função de pistador. Somente os pilotos inscritos o podem fazer.
As funções de um pistador
são as seguintes:
1. Colocar os mini-modelos
acidentados novamente em pista;
2. Retirar da pista os mini-modelos
acidentados ou objectos que possam interferir com o normal desenvolvimento da
prova;
3. O comissário deve
advertir em voz alta, qualquer participante que tenha produzido um acidente, na
sua zona de responsabilidade;
4. Devem retirar os mini-modelos
acidentados para que não impeçam o andamento dos outros participantes;
5. Os mini-modelos são
devolvidos à pista sendo o causador do acidente o último a ser recolocado;
6. Para colocar os mini-modelos,
o pistador deve verificar que não circule outro mini-modelo, que possa ser afectado
na sua intervenção;
7. Os mini-modelos
acidentados devem ser sempre colocados no local mais aproximado ao local do
acidente.
6.
Direitos da organização
A reincidência em infracções
e a inobservância ou desprezo pelas advertências da Organização serão encaradas
por esta como comportamento anti-desportivo e poderão, dependendo da gravidade
do caso, conduzir à exclusão absoluta do campeonato em disputa, sem direitos
compensatórios.
Uma cópia do presente
regulamento estará disponível no GSC – Guimarães Slot Clube e poderá ser consultado
no seu blogue.
Os casos omissos no presente
regulamento serão decididos pela Direcção de Prova, a qual será soberana nas
suas decisões.
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