sábado, 5 de janeiro de 2013

Campeonato GT's Scaleauto


Vai-se dar início no próximo dia 28 do corrente e durante 6 semanas o campeonato de gt's scaleauto, onde são permitidos os Mercedes SLS GT3, Pagani Zonda, BMW GT4 e Honda HSV-010 da Scaleauto, assim como, o Saleen S7R da Arrow Slot. 

Horários:

21:30 horas - Treinos livres
21:45 - Verificações técnicas
21:55 horas - Montagem motores
22:10 horas - Parque fechado
22:15 horas - Treinos qualificação
22:30 horas - Prova


REGULAMENTO TÉCNICO

1. MODELOS ADMITIDOS

Estão homologados para o evento todos os modelos pertencentes às marcas Scaleauto e Arrow Slot que representem modelos reais das categorias GT. Dessa forma, da marca Scaleauto temos o Mercedes SLS GT3, o BMW Z4 GT3, o Pagani Zonda e o Honda HSV-10 JGTC. Da marca Arrow Slot temos o Saleen S7-R. Toda a carroçaria deverá estar coberta por pelo menos uma camada de tinta opaca. A decoração é livre. As áreas transparentes originais (vidros) serão mantidas. 

2. CHASSIS

Está autorizada a utilização de todos chassis fabricados para o modelo utilizado pela marca do modelo.
Em relação ao BMW Z4 GT3 está homologado o chassis MWB RT3 completamente montado, referência SC-6623 e também a referência SC-6615.  

A - É permitida a eliminação das rebarbas, sem excessos e sem que se modifique as medidas originais do chassis e da bancada.

B - É permitida a substituição do chassis durante o tempo de prova da corrida, desde que este seja apresentado e autorizado pela organização. O carro deve ser retirado da pista e é obrigatória a passagem de todo o material do chassis inicial para o novo chassis, incluindo o suporte do motor. 

C – É permitida a eliminação das anilhas de borracha dos pilares de aperto da carroçaria com o chassis.

D - A distância mínima do chassis e motor à pista será a correspondente a uma folha A4 de 80gr./m2.

3. SUPORTE MOTOR / BANCADAS

Estão homologadas unicamente a seguinte referência:
- REF.: SC-6521 - Suporte motor AW offset -0,5 mm.

A- Caso existam, não é obrigatório montar os triângulos para tapar os vazios da bancada.

B- É proibido qualquer tipo de suporte de motor que não esteja referido neste regulamento.
Em relação ao BMW Z4 GT3 está homologado unicamente a bancada SC-6524 Anglewinder RT3. A bancada só poderá montar a opção EVO4,  fixada pelos 2 parafusos dianteiros e os dois traseiros, não se permitindo a montagem dos acessórios laterais.

BRONZES: Originais do tipo esférico de série.

4. CARROÇARIA

ESCALA: De série, sendo proibida qualquer modificação aerodinâmica exterior. Deve estar de acordo com o modelo admitido.

MATERIAL: Fabricada em plástico injectado. Não é permitido o aligeiramento da carroçaria, sendo proibido alterar qualquer outro aspecto aerodinâmico da carroçaria. Devem-se respeitar as entradas de ar, ailerons e faróis que se encontram no mini-modelo de série. 

DIMENSÕES E PEÇAS OBRIGATÓRIAS  Os carros deverão conservar todos os elementos e características dimensionais originais. A carroçaria deve tapar todos os elementos mecânicos: motor, transmissão, cabos e patilhão. Permite-se retirar antenas, escovas limpa-para-brisas e retrovisores. Os cristais da carroçaria deverão ser os originais, sem modificações.

DECORAÇÃO: A cor base do veículo pode ser qualquer desde que não seja transparente.

HABITÁCULO: O habitáculo deve ser o original, com todas as suas peças. Não deve permitir a visualização dos elementos mecânicos do veículo.

REPARAÇÕES:

1- Em caso de ruptura, não se permite a substituição da carroçaria, apenas se permite a sua reparação;

2- No caso de ruptura ou perda do aileron, este deverá estar reparado antes do final da calha que se esteja a disputar. 

3- No caso de ruptura do para-brisas deve ser reparado ou substituído antes do final da calha que se esteja a disputar.

4- Não se permite qualquer tipo de reparação entre intervalos de calhas.

5. PARAFUSOS: Livre dentro das marcas de slot, podem ser de nylon ou metálicos.

6. LASTRO: É totalmente proibido o uso de lastro.

7. PATILHÃO
Livre dentro da gama que dispõe a Scaleauto para modelos 1/32. Tem que estar situado na posição original. Não é permitido forçar ou modificar o chassis para fixa-lo.

SUPORTE DE GUIA: O original do chassis sem qualquer modificação.

8. CABOS E PALHETAS
Livres dentro do fabricantes de Slot. Os cabos não devem interferir com o livre movimento do eixo dianteiro. É proibido o uso de fitas/cintas.

9. IMAN
É proibido, com excepção do efeito produzido pelo motor.

10. MOTOR
Os motores utilizados serão os que são pertença da organização. Para esta prova serão utilizados os motores REF.: SC-0011B de 20.000 rpm.

11. TRANSMISSÃO

CREMALHEIRA: Livre em nº de dentes, para transmissão anglewinder das marcas Scaleauto e Slot.it.

PINHÃO: 12 dentes de nylon fornecido pela organização.

SISTEMAS DE TRAVAGEM: Apenas é permitido o travão produzido pelo motor. Está proibido qualquer travão adicional.

12. EIXOS
Livre dentro dos fabricados pela Scaleauto e Slot.it. As rodas devem estar fixas e rodar conjuntamente com o eixo.

13. JANTES

A- as jantes, livres dentro da gama Scaleauto, devem de ser idênticas em dimensões e desenho em ambos lados da carroçaria (as dianteiras podem ser distintas das posteriores) com um diâmetro mínimo de 15,8 mm à frente e 16,5 mm ou 16,9 mm atrás. Largura máxima das jantes é de 10mm. 

B- A rodas completas, montadas no eixo não poderão sobressair das cavas das rodas.

14. SUSPENSÕES

Estão homologadas as suspensões da Scaleauto e as seguintes referências da marca Slot.it: SI-CH09 e SI-CH47. Não é possível trocar as peças entre nenhuma das referências homologadas.

Acessórios permitidos:

Molas Ref. SI-CH55A e SI-CH55B

Parafusos Ref. SI-CH59

15.PNEUS

Os pneus traseiros serão fornecidos pela organização e serão da SCALEAUTO, Ref. Sc-4735.
Os pneus dianteiros deverão cumprir as seguintes condições:
A. Ser de borracha preta e cobrir a totalidade da jante;
B. Não se permite alterar a suas propriedades mediante nenhum processo químico, nem de outra natureza excepto os explicitamente autorizados no ponto anterior.
C. Não é obrigatório que os pneus dianteiros toquem numa placa plana.
D. Deve apoiar-se em repouso com as rodas posteriores e com patilhão numa superfície plana.

16. DISPOSIÇÕES GERAIS
A inscrição neste evento implica o conhecimento e aceitação tanto do regulamento técnico como do regulamento Desportivo, devendo a conduta de todos os pilotos ser, em todas as alturas, de acordo com as normas estabelecidas.


REGULAMENTO DESPORTIVO

A participação no campeonato GT’s Scaleauto, implica a aceitação integral do presente Regulamento Técnico e desportivo.

Interpretação:
Os casos omissos e dúvidas interpretativas do regulamento técnico e desportivo serão resolvidos pela direcção de prova.

Datas:              Janeiro – 28
                        Fevereiro – 4, 11, 18, 25
                        Março - 4

Horários: 
Os treinos livres realizam-se no dia da prova trinta minutos antes do começo das verificações técnicas.

Inscrições: 
A prova para o presente Campeonato será disputada por um mínimo de 8 e um máximo de 16 pilotos.
O número de pilotos pontuáveis para o campeonato é ilimitado, apenas pontuando os que realizam provas. 
Para o Campeonato, pontuam as cinco melhores classificações.
As inscrições para a prova iniciam-se a partir do momento que o evento é criado na página facebook do “GSC – Guimarães Slot Clube”, ou nas suas instalações.
Os 16 primeiros inscritos na prova serão os pilotos seleccionados para a mesma, sendo que os associados do GSC têm prioridade na inscrição sobre pilotos não associados.
Em caso de desistência de um dos pilotos após inscrição, ficará admitido à prova o piloto inscrito no primeiro lugar elegível, 17º, e assim sucessivamente.
A Direcção da Prova reserva-se ao direito de não admitir pilotos que considere não terem experiência mínima de condução para realizarem a prova.

Valor da inscrição por prova:
O valor da inscrição por prova é de 3,00 € p/associados e de 5€ para não associados.
Na primeira prova será oferecido pelo GSC um jogo de pneus que serão utilizados para todo o campeonato. Caso seja necessário novo jogo de pneus por parte do piloto, o mesmo terá o custo de 3,00€.

Desenrolar da prova:
As verificações técnicas, ficarão a cargo de 2 elementos da organização que poderão verificar o carro sempre que assim o entendam, ou quando este denote um comportamento invulgar relativamente aos outros concorrentes.
Esses mesmos 2 elementos serão designados como Directores de Prova. 

Qualificação:
Manga escolhida aleatoriamente pelo programa “Tic Tac”. Manga de 1 minuto onde o piloto procurará fazer a volta mais rápida.
A partir da 2ª corrida em diante será levada em consideração a classificação dos pilotos para se encontrar a grelha de partida.

Corrida:
Cada calha terá a duração de 10 minutos, seguida de paragem para troca de calhas.
Nas mudanças de calha não é possível qualquer tipo de assistência.
A assistência terá que ser prestada pelo próprio piloto.
O não cumprimento desta obrigação, impõe penalização.

Prémios:
Haverá prémios para os 3 primeiros classificados no campeonato. 
Placas do evento, para os restantes participantes. 
Os prémios são da responsabilidade do GSC.

Pontuação:
Para a classificação final do campeonato, contam o somatório dos pontos das 6 provas a realizar.

Pontuação por Prova:
1º   Classificado 50 Pts       2º   Classificado 40 Pts
3º   Classificado 35 Pts       4º   Classificado 30 Pts
5º   Classificado 25Pts        6º   Classificado 20 Pts
7º   Classificado 18 Pts       8º   Classificado 16 Pts
9º   Classificado 14 Pts     10º   Classificado 12 Pts
11º Classificado 10 Pts     12º   Classificado   8 Pts
13º Classificado   6 Pts     14º   Classificado   4 Pts
15º Classificado   2 Pts     16º   Classificado   1 Pt

Determinações técnicas e penalizações:

1. Reparações:
As reparações, assistências ou troca de pneus durante a prova, deverão realizar-se apenas e exclusivamente durante a duração da manga na presença, se possível, de um membro da organização no local indicado para o efeito, ZONA de BOXES, pelo piloto. 
Não poderão realizar-se em tempo de troca de calha, nem fora do local indicado.

2. Avarias técnicas:
Em caso de avaria da pista, ocorrerá uma paragem da prova até à sua reparação. Nestes casos, a direcção de prova determinará como prosseguir a prova e como compensar se necessária a equipa(s) afectada(s). No caso de se efectuar uma paragem da prova, e se comprovar que realmente o problema não era da pista, mas sim do punho ou do carro do piloto que pediu para neutralizar a prova, este será penalizado consoante o ponto 4 do presente regulamento.

3. Empate:
Em caso de empate no número de voltas percorridas, no número de metros dentro da última volta percorrida, consultar-se-á a melhor calha do piloto em número de voltas, se ainda assim persistir o empate, será consultado o número de voltas da calha seguinte e assim sucessivamente.

4. Infracções e sanções:
Para garantir os mesmos critérios sancionadores para todos os participantes, fica estabelecido, que tanto para infracções de carácter desportivo como para as de carácter técnico, as mesmas são definidas pela Direcção da Prova, não sendo passíveis de recurso.

São consideradas infracções:
Manipulação não autorizada ou irregular do mini-modelo – 10/25 voltas;
Manipulação ou intervenção durante mudança de calhas – 25/50 voltas;
Não apresentação de mini-modelo à inspecção técnica inicial ou final – Eliminação da prova;
Incumprimento de especificações estabelecidas no regulamento técnico – Desqualificação;
Comportamento anti-desportivo – Eliminação da manga;
Deficiência na tarefa de pistador (Comer, beber, dormir, fumar, usar o telemóvel, abandonar posto de pistagem) – 10/25 voltas;
Não parar para repor o aileron ou outras peças obrigatórias durante o tempo de prova – 10/25 voltas;
Não comparência no posto de pistagem quando solicitado – 10/25 voltas;
Fazer parar a prova por uma causa injustificada – 25/50 voltas;
Alteração das características técnicas do mini-modelo no decorrer da prova – 50/100 voltas;
Comportamento anti-desportivo reincidente – Exclusão da prova;
Deterioração/vandalização das instalações desportivas ou de apoio – Exclusão e pagamento dos danos ou sua reparação;
Deterioração /vandalização do material técnico e logístico do Clube organizador – Exclusão e pagamento dos danos ou sua reparação.

É considerado comportamento anti-desportivo:
- Comportamento ou utilização de linguagem não apropriada ou indecorosa;
- Falta de consideração ou desrespeito por comissário de pista, concorrentes ou elementos da organização;
- Perturbar o normal desenrolar da prova.

5. Pistador:
Todos os pilotos participantes devem desempenhar, no momento em que seja requerido pela direcção de prova, a função de pistador. Somente os pilotos inscritos o podem fazer.
As funções de um pistador são as seguintes:
1. Colocar os mini-modelos acidentados novamente em pista;
2. Retirar da pista os mini-modelos acidentados ou objectos que possam interferir com o normal desenvolvimento da prova;
3. O comissário deve advertir em voz alta, qualquer participante que tenha produzido um acidente, na sua zona de responsabilidade;
4. Devem retirar os mini-modelos acidentados para que não impeçam o andamento dos outros participantes;
5. Os mini-modelos são devolvidos à pista sendo o causador do acidente o último a ser recolocado;
6. Para colocar os mini-modelos, o pistador deve verificar que não circule outro mini-modelo, que possa ser afectado na sua intervenção;
7. Os mini-modelos acidentados devem ser sempre colocados no local mais aproximado ao local do acidente.

6. Direitos da organização
A reincidência em infracções e a inobservância ou desprezo pelas advertências da Organização serão encaradas por esta como comportamento anti-desportivo e poderão, dependendo da gravidade do caso, conduzir à exclusão absoluta do campeonato em disputa, sem direitos compensatórios.
Uma cópia do presente regulamento estará disponível no GSC – Guimarães Slot Clube e poderá ser consultado no seu blogue.
Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pela Direcção de Prova, a qual será soberana nas suas decisões. 

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