quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

1ª Prova do campeonato GT's Scaleauto


Os pilotos e suas máquinas:
Miguel Sousa
 
Marco Silva

Carlos Afonso
 

Frasco Leite
 

Miguel Guerreiro

Albano Fernandes

Filipe "200" Castro
 

Domingos Martins

Pedro Silva
 

Alfredo Carvalho
Adicionar legenda
Paulo Marques
 

Luis Sousa
 

Rui Varela
 

António Macedo
 

Vitor Costa

Num ambiente de festa teve lugar na passada segunda-feira, 28 do corrente, nas instalações do GSC a 1ª prova do campeonato GT's Scaleauto. Apresentaram-se à prova 15 pilotos "montados" maioritariamente em Mercedes SLS GT3 (12 viaturas). Contudo ainda foi possível ver 1 Pagani Zonda, de Filipe "200", um Honda HSV-010 de Frasco Leite e um Saleen S-7R de Domingos Martins.



Parque fechado





Feitas as verificações técnicas, que começaram no dia anterior para montagem dos motores Scaleauto SC-0011B e pinhão 12 dentes em nylon fornecidos pelo clube, deu-se início à tão esperada pole position e às hostilidades. Para surpresas de alguns, Rui Varela pulverizou todos os tempos até aí conseguidos e foi o único a baixar do segundo 11, conseguindo o brilhante tempo de 10,891 segundos. Seguiu-se o Filipe "200" quase a beirar o segundo dez, conseguindo 11,001 segundos e fechando o "top three" Alfredo Carvalho com 11,222 segundos.

Tempos obtidos pelo pilotos na pole position

Grelha de Partida



Aspecto da grelha dos primeiros oito pilotos a partir
Dado o "tiro" de partida, assistiu-se a 10 minutos de cortar a respiração tendo o 1º do 7º distado só 4 voltas o que demonstra o grande equilíbrio de dedos e máquinas. Primeira manga contudo dominada por Vitor Costa e Filipe "200", se bem que seguidos de muito perto por Carlos Afonso e a surpresa, que já o deixa de ser, Rui Varela. Começou nesta primeira manga o calvário de Luis Sousa, que viu a cremalheira do seu Mercedes "comer" literalmente o pinhão.


Na segunda manga assistiu-se ao domínio de Filipe "200" e a queda, fruto do berço partido, de Vitor Costa.  Para o segundo e terceiro lugares assistia-se a mais dez minutos de cortar a respiração entre Carlos Afonso, Rui Varela e Miguel Guerreiro que paulatinamente iam-se distanciando-se dos demais pilotos. 


Na terceira manga tudo igual quanto ao primeiro lugar, onde o Pagani Zonda mais uma vez demonstrava toda a sua velocidade, segurança e excelente preparação. A máquina a bater sem dúvida alguma. Nesta manga assisti-se a um ataque feroz e Miguel Guerreiro e Rui Varela que desalojam do segundo posto o Carlos Afonso. Mais dez minutos de "Maximum attack" por parte dos pilotos.


Quarta manga o panorama manteve-se quanto aos quatro primeiros lugares. Assiste-se nesta manga a um crescendo de Albano Fernandes que assume a quinta posição por troca com Vitor Costa.


Quinta manga e a única alteração que se vê no topo é a troca de Carlos Afonso por Rui Varela no terceiro lugar. Os pilotos estão doidos. Tudo muito equilibrado como atestam a média dos tempos.


Nesta manga nenhuma surpresa, somente assistindo-se ao aproximar perigoso de Albano Fernandes ao quarto lugar detido por Rui Varela. Uma volta separa os dois pilotos, mostrando que não pode haver nenhuma desatenção por parte de ninguém.


Nesta sétima manga Paulo Marques aproxima-se e ultrapassa inclusive Albano Fernandes, mostrando que não está neste campeonato para brincar e que devem contar com ele muito a sério na disputa dos lugares cimeiros. Quanto ao resto nada de novo, mantendo-se Filipe "200" na cabeça da corrida com 4 voltas de avanço para Miguel Guerreiro, mostrando que o seu Mercedes SLS está uma "vomva".  Manga para esquecer de Miguel Sousa a contas com o seu punho.


Na oitava manga novo recital de condução de Paulo Marques que ataca e consegue o terceiro posto por troca com Carlos Afonso. Quanto aos restantes pilotos nada de novo, não havendo alterações da ordem classificativa. O punho volta a não obedecer e assiste-se à desistência de prova por parte de Miguel Sousa.


Na nova manga assiste-se a problemas no SLS do Paulo Marques que o levam a cair para quinto com Albano Fernandes a morder-lhe os calcanhares. Luís Sousa continua o seu calvário e termina a sua participação na prova com o berço do motor partido e pinhão e cremalheira "ralados". Parou no bonito número 69. Promete o fim-de-semana!


Na décima manga assiste-se à troca de posições entre Paulo Marques e Albano Fernandes que continuam arduamente na luta. Para baixo nenhuma novidade.


Tudo igual na décima primeira manga quanto ao lugar dos pilotos, embora a luta continue ao rubro. Excelente prova até ao momento.


Na décima segunda manga assistiu-se ao ocupar do quarto posto por parte de Albano Fernandes que a partir daqui fica a roer as unhas para que ninguém o ultrapasse. Quanto ao resto tudo na mesma.


Na décima terceira manga assisti-se à ultrapassagem de Alfredo Carvalho a Vitor Costa na luta pelo oitavo lugar. Muito se esperava destes dois pilotos, até pela prestação de ambos na pole position, mas contudo um por problemas e outro por falta de dedo quiçá ou até o stress acumulado por estar a organizar e mudar os carros de calha. O que é certo é que se viram batidos pela concorrência por larga margem de voltas. Quanto ao resto tudo igual, mantendo-se uma prova muito bem disputada.


Décima quarta manga e tudo na mesma nos lugares cimeiros. Assiste-se a nova troca de posições entre Vitor Costa e Alfredo Carvalho. A prova encaminha-se para o fim e começa a suster-se a respiração para ver a decisão do pódio.


Décima quinta e última manga e assiste-se à vitória clara de Filipe "200", seguido a somente a uma volta de Miguel Guerreiro (que prova magnífica) e de Carlos Afonso que mantém o terceiro posto e mostra que à que contar com ele e a fase menos boa já passou. Fantástica prova também de Rui Varela que obtém o quarto lugar e mostra à nata do slot Vimaranense que está para as curvas e começa assustar muita gente. Top five fechado por Albano Fernandes. Notar que a nóvel VP Slot Team coloca os seus dois pilotos nos seis primeiros lugares, deixando antever lutas renhidas nas cinco provas que ainda faltam. Uma palavra de apreço para a prova de Domingos Martins, a sua primeira mas a demonstrar já alguma arte para "gatilhar" embora que ainda não domine a sua fera, o único Saleen S-7R. António Macedo a demonstrar algum desconhecimento da pista e desacerto com o punho, mas também a contas com um carro um patamar muito abaixo dos restantes.



Alinhamento final dos carros

Os três primeiros classificados. Vitória do "69 by 200"

Classificação:


Próxima segunda-feira, 4 de Fevereiro, realiza-se a segunda prova do campeonato desta vez na pista do Meta Clube. Campeonato que promete e concerteza nesta segunda prova já vamos ver outros andamentos de pilotos que defraudaram as expectativas e concerteza a confirmação de quem andou sempre lá em cima. A ver se algum dos pilotos que apostou nos Mercedes SLS GT3 e face à supremacia evidenciada pelo Pagani Zonda aparece com nova montada. A ordem de partida será dada pela classificação da primeira corrida.

2 comentários:

  1. Olá.
    Muitos parabéns! Um autêntico "media" desportivo.
    Muito bem apresentado e bem ilustrado.
    Continuação de bons resultados.
    Cumprimentos.
    J.C.Nogueira

    ResponderEliminar
  2. Viva Alfredo,
    Excelente narração da prova. Conseguiste transpor para o leitor toda a emoção que os participantes viveram na prova.
    Excelente prova!
    Todo o sucesso para vocês...

    Abraço,
    Augusto

    ResponderEliminar